Caminho do Futuro
Caminho do Futuro

Movimento Futuro
Movimento Futuro

Movimento Futuro
Movimento Futuro

Caminho do Futuro
Caminho do Futuro

1/11

CAMINHO DO FUTURO

   O Jogo CAMINHO DO FUTURO tem 6 passos com o qual aprendemos a INTER-AGIR com outro, a COM-FIAR em nós, a SONHAR sem limites, a PLANEJAR para acontecer, a REALIZAR com todos e a CONTAGIAR o mundo!

 

  Aprendemos juntos com dinâmicas de grupo, onde trabalhamos as habilidades socioemocionais.

   Cada passo do jogo tem uma caixa mistério associada e o grupo realiza diversas atividades para avançar no jogo e descobrir o que tem dentro da caixa.

OS PASSOS DO CAMINHO DO FUTURO

INTER-AGIR

O Inter-agir é o momento que o grupo se conhece de outra forma, experimenta uma organização diferente da sala de aula, inicia o contato com a metodologia do jogo. 

 

Habilidade socioemocional:

 consciência do coletivo.

COM-FIAR

O Com-fiar é o momento de descobriras histórias das pessoas da escola e o que elas mais gostam lá. Além disso, de mobilizar os recursos que têm no espaço, exercitando o Olhar da Abundância. Isto porque, o objetivo é realizar o Show de Talentos.

Habilidade socioemocional: colaboração.

SONHAR

O Sonhar é o momento em que os estudantes olham para o seu bairro, percebendo potencialidades e fragilidades que podem ser transformadas. A questão norteadora é: “se você tivesse um mês para transformar o mundo, o que você faria?”.
 

Habilidade socioemocional: empatia.

PLANEJAR

 

O Planejar é o passo mais desafiador, pois implica muito a autonomia dos estudantes. Com uma proposta gamificada de um modelo de negócios, os jovens aprendem como tirar do papel suas ideias. Todos os jovens têm uma personagem importante no jogo para que o sonho se realize.

 

Habilidade socioemocional:

autonomia.

REALIZAR

 

O Realizar é o momento mais esperado, em que colocamos a Mão na Massa para fazer o sonho acontecer. Claro, chamamos todo o mundo para ajudar e trabalhar junto.

 

Habilidade socioemocional: autoestima/ confiança.

CONTAGIAR

O Contagiar é marcado pela celebração na Sonhatura, uma grande festa de reunião de todos que participaram do Movimento Futuro, para que eles troquem experiências. A celebração é fundamental, para engajar os jovens para mais transformações sociais.

 

Habilidade socioemocional: capacidade de realização.